Cap.1 - Estado

texto de 
Aline Miessa e Dedé Vieira


Talvez você esteja se perguntando: será mesmo que eles querem me ensinar os segredos da felicidade? Não! Não queremos e não vamos te ensinar nada, pois a felicidade não é ensinada nem muito menos esconde segredos.

“Não existe um caminho para a felicidade. A Felicidade é o caminho” – Mahatma Gandhi

O que vamos te mostrar aqui são resultados que tivemos através de observações e o exercício do convívio. Possibilidades e experiências que deram muito certo e que de alguma maneira podem contribuir para o bem individual.  Vamos lá então?

Estado #1


Bom, primeiramente enfatizamos que a Felicidade não significa sorrir o tempo inteiro. A Pessoa Feliz deixa isso bem claro pra ela, por quê? Por que sorrir não é a principal característica da felicidade, é muito importante, faz um bem enorme pra saúde, para o bem estar, mas sorrir o tempo todo não é sinônimo da felicidade. 

Quando usamos o termo "ser feliz" é no sentido de “estado de espírito” como se fosse uma filosofia de vida, onde este “estado” regrará as suas ações, as suas atitudes e convicções. Por exemplo, estamos falando do sorrir, não dá pra sorrir o tempo inteiro. Uma pessoa normal não faz isso, mas não quer dizer que a pessoa não seja Feliz só por que não fica rindo o tempo todo. A Pessoa feliz vive em função deste “Estado” ou desta “Filosofia de Vida” chamada Felicidade, ou seja, você não precisa provar a ninguém que é feliz, você precisa se convencer de que agir por este “Estado” só trará benefícios mesmo em situações difíceis.


Convicção 

Como assim se convencer? A pessoa feliz deixa evidente pra si mesma que o mínimo de respeito, educação, gentileza e cordialidade são elementos fundamentais para o ser e se empenha em fazer isso na prática o ‘tempo todo’. Eu não preciso sorrir para mostrar Respeito, eu não preciso sorrir pra ter educação, eu não preciso sorrir pra ser gentil, eu não preciso sorrir para ser cordial, isso tem que ficar claro para a Pessoa Feliz e são atitudes explícitas de pessoas felizes. O exercício destes pequenos gestos na prática mobiliza a Pessoa Feliz a então sorrir naturalmente, transparecendo para o outro indivíduo essa naturalidade e fortalecendo ainda mais a convicção dela pelo “estado” de felicidade.

Essa convicção pelo “estado” nos habilita a agir de forma serena e essa sim é a principal característica da Pessoa Feliz. Vamos entender isso, agir de maneira serena é a forma que a pessoa lida com as situações, não quer dizer ser ‘Bobo’, quer dizer pensar antes de decidir ou fazer qualquer coisa com uma postura tranquila, essa tranquilidade falando de forma resumida significa não fazer nada por impulso, a Pessoa Feliz tem essa consciência, independente se ela é hiperativa ou a pessoa mais calma do mundo. 

A Pessoa Feliz argumenta, raciocina e procura soluções coerentes diante de um problema. Elas sabem que não adianta chorar o leite derramado, mas procuram imediatamente limpar aquela sujeira para que ela não grude no fogão. Por exemplo, “bater de frente” isso é um termo muito utilizado nas últimas décadas. A Pessoa Feliz não faz isso por um simples fato, bater de frente é uma guerra de opiniões onde não há um vencedor e por isso é uma guerra em vão. Pessoas Felizes não entram em conflito e mesmo que estejam dentro deles, como já citado, vão procurar soluções ao invés de aflorar ainda mais o problema.



Capitulo 2 - Relacionamentos


Comentários