Cap.2 - Relacionamentos

texto de 
Aline Miessa e Dedé Vieira



Relacionamentos #2

Pessoas Felizes sabem que lidar com o ser humano é difícil. Elas deixam isso bem estampado, mas ao contrário do que muitos fazem, pessoas felizes não utilizam dessa dificuldade como um obstáculo. Por exemplo, elas não Reclamam do Casamento, por que reclamar do casamento é por a outra pessoa como o vilão da história, mesmo que você diga - a culpa é sua! ou seja atitude egoísta, você não pensa nem um minuto no outro por agir assim e como já dissemos, pessoas Felizes não são egoístas! Até por que aquela pessoa que você escolheu para compor sua nova família, algum dia teve algo especial que te encantou. A rotina às vezes faz perder aquele brilho que tinha no inicio, mas é só uma questão de reflexão para perceber que não foi o brilho da pessoa que se perdeu. O cansaço, o estresse, as responsabilidades vão cegando sua mente, distorcendo aquilo que você criou dentro de um relacionamento. Pessoas Felizes sabem dessa ameaça, mas o que elas fazem para combatê-la? 



Tentam todos os dias lembrar-se das coisas boas que passaram juntos e o por que escolhera aquela pessoa no meio de tanta gente. Como diz certa canção:

“e no meio de tanta gente eu encontrei você. Entre tanta gente chata sem nenhuma graça, você veio” - Marisa Monte

É bom sempre enfatizar e Pessoas Felizes fazem isso, ‘conviver com uma pessoa todo dia não é fácil’, tem dias que não estamos bem e há outros que o parceiro não esteja, será que conseguimos entender e respeitar isso? As Pessoas Felizes conseguem e muito bem. 

Preveja a Jogada

Numa partida de Futebol a sagacidade de um jogador em prever uma jogada do time rival é fundamental para evitar coleções de derrotas. No casamento funciona assim também, o modo de falar e ações do outro é previsível saber como está o estado emocional dele(a). SABER RESPEITAR o espaço do outro é muito importante e isso é um sinal claro de Pessoa Feliz. 

Em brigas, se um dos dois já chega brigando o outro deve  fazer aquela velha máxima - respirar, contar dez vezes e optar pelo silêncio. Lembre-se bem, a Pessoa feliz NUNCA BATE DE FRENTE. Com cabeça quente não se resolve nada. Vai dizer que você nunca se arrependeu de algo que disse quando estava nervoso? Isso pode ter consequências irreversíveis. Magoar quem você mais ama, assim de graça? Pessoas Felizes jamais fazem isso. Mesmo que queira responder, se justificar, explicar, melhor engolir e só depois quando o outro estiver mais calmo conversem sobre o assunto.

Dar presentes sem datas comemorativas agrada todo mundo. Levar um jantar de vez em quando também mostra o quanto a outra pessoa é especial e o quanto você se preocupou e lembrou dela.

Pessoas Felizes tentam se programar para fazerem pelo menos uma viagem ao ano juntos ou se as condições financeiras não permitem passeios bons e baratos na cidade mesmo. Pelo menos uma vez ao mês tentam jantar fora, tomar um vinho. Passar um tempo juntos.

O que queremos dizer é que Pessoas Felizes conversam respeitosamente sobre divergências para buscar um consenso bom para ambas as partes, nunca sendo egoístas.

Quando for dar sua opinião ou pedir algo, seja o mais claro possível, explique todos os objetivos e o resultado que espera. 

Enfim, o que Pessoas Felizes buscam a todo o momento é  crescer e amadurecer o relacionamento em que estão. Brigas vão existir e de certo modo só servem e são os sinais para repensarmos o que somos e como está a nossa atitude em relação ao próximo.


 Capítulo 3 - Trabalho


Comentários