Por Jéssely Diamente
O MASP é considerado hoje o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul, por possuir o mais rico e abrangente acervo. São cerca de 8.000 peças, em sua grande maioria de arte ocidental, desde o século IV a.C. aos dias de hoje.
VÍDEO-EXPOSIÇÃO DE YANN ARTHUS-BERTRAND E DA FUNDAÇÃO GOODPLANET, dirigido por Sibylle dorgeval e Baptiste Rouget-Luchaire:
6 BILHÕES DE OUTROS
Período:
20 de abril a 10 de julho de 2011, subsolo do MASP.
20 de abril a 10 de julho de 2011, subsolo do MASP.
No projeto 6 bilhões de Outros 5.600 entrevistas foram gravadas em vídeo em 78 países. Do pescador brasileiro ao advogado australiano, do artista alemão ao agricultor afegão, todos responderam as mesmas questões: “O que você aprendeu com os seus pais? O que você tem vontade de transmitir aos seus filhos? Quais os desafios que você enfrentou? O que é o amor para você?”
Das mais simples ás mais complexas respostas, levado por um a onda de emoções a reflexões mais profundas, você vai se misturar a estes homens e mulheres. Uma jornada ao coração da humanidade, oferecendo uma oportunidade única de refletirmos juntos sobre a diversidade humana e cultural.
PAPÉIS BRASILEIROS
Período:
De 5 de março a 02 de outubro de 2011, 1º andar do MASP
A coleção de gravuras ilustram o período em que a mesma emancipa-se de outras linguagens, como a pintura e a fotografia, e dedica-se à exploração de seus próprios recursos técnicos e expressivos. São 3 momentos.
* Primeiro movimento: Figuração - Sua função é representar esse mundo conforme a versão de “síntese interior” escolhida pelo artista. É o período coberto que vai do primeiro modernismo à atualidade.
* Segundo movimento: Abstração. Essas obras buscam a beleza ainda mais oculta do mundo, abaixo da superfície visível e que propõem uma harmonia secreta revelada ou inventada pelo artista. São pecas que exercitam de modo livre os elementos gerais da arte, como a cor, a linha, o plano, a partir de uma inspiração na música e na matemática.
* Terceiro movimento: uma outra figuração: Antes de apontar para “a realidade”, esta arte visa a própria arte ela, como as obras do movimento anterior, mas recuperando agora o valor de representação do ícone, da parecença. A reprodução da imagem ganha novo meio: a impressão digital.
DEUSES E MADONAS - A ARTE DO SAGRADO
Período:
Desde 15 de outubro de 2010. Sem previsão de encerramento, Acervo MASP. 2º andar do MASP.
Desde 15 de outubro de 2010. Sem previsão de encerramento, Acervo MASP. 2º andar do MASP.
A representação de deuses e madonas nesta exposição alicerça-se sobre a ideia do sagrado, uma categoria da relação entre o ser humano, a vida e o mundo, que pertence ao campo do indizível, daquilo que foge ao racional.
Quer saber mais sobre as exposicões?! Visite o MASP: Avenida Paulista, 1578 - São Paulo - SP Telefone (55 - 11) 3251-5644
Fica a Dica!
Comentários
Postar um comentário
Você é muito importante pra gente!