Digestivo Cultural

 por  Jéssely Naccari

  É bem verdade que provavelmente não haja uma pessoa que nunca tenha ouvido falar sobre a Segunda Guerra Mundial. Tendo como líder Adolph Hitler, um alemão fanático que implantou o cruel e sangrento nazismo. A guerra resultou em seis longos anos de dor e sofrimento, embora muitas mortes não tenham sido registradas, estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas morreram incluindo 20 milhões de soldados e 40 milhões de civis.

     Nesta matéria apresentarei dois livros de diferentes autores: A menina que roubava livros, de Markus Zusak, e O menino do pijama listrado, de John Boyne. Ambos os livros trazem a experiência de cada autor como um modo de comover o leitor dos poderes destruidores da guerra, tanto físicos quanto emocionais. A Alemanha nazista é o cenário das histórias que trazem crianças como protagonistas. Os autores nos apresentam a guerra de uma forma nunca antes vista: Pelo olhar de uma criança.

       No livro o menino do pijama listrado, embora seja uma história fictícia o campo de concentração  Auschwitz realmente existiu, sendo o cenário de trabalhos forcados e extermínios coletivos. O interessante mesmo é que em ambos os livros, são retratadas amizades verdadeiras de pessoas completamente diferentes, que viviam em mundos completamente opostos. Realmente são leituras muito proveitosas.

           
Fica a dica!

Comentários

  1. Dedé Vieira, tudo bem?
    Dos dois livros, já ouvi falar no "menino do pijama listrado", embora ainda não tenha lido, mas agora fiquei com mais curiosidade.

    Agradeço tua atenção, por e-mail. Será uma honra ter meu banner por aqui neste espaço.
    Muito obrigada!

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você é muito importante pra gente!