Cap.4 - Vizinhos

texto de 
Aline Miessa e Dedé Vieira


Esse tópico traz a grande missão de falar dos benditos vizinhos. Missão, por que desde que nos entendemos por gente o convívio entre vizinhos nem sempre são os mais amistosos, porém podemos viver bem na medida do possível e é essa medida que vamos analisar agora.

Vizinhos #4

A vizinhança é um cartel de personalidades. Conviver com vizinhos é aprender as mais variáveis artimanhas de sobrevivência social. A pessoa que se permita viver sobre o “Estado” de felicidade estende esse leque com as principais características que se encontra nos teus vizinhos. Por exemplo, tem os vizinhos prestativos que zelam pela hospitalidade, tem os vizinhos do bom dia, boa tarde, tudo bem? Tem os vizinhos do simples ‘Oi’, tem o vizinho amigo, o vizinho barraqueiro e folgado e principalmente, o vizinho fofoqueiro. Claro que encontrará diversos tipos e características na sua vizinhança, mas entre elas, estas são as que mais se destacam. A Pessoa Feliz sabe que não importa aonde ela vai morar, sempre haverá essas joias raras, a menos que você vá morar no meio do mato, aí é outro caso. 

A sagacidade é um dos meios pelo qual a Pessoa Feliz se blinda, como assim? Ser Sagaz é aprender por simples indícios de comportamento. Ao conversar com os seus vizinhos você consegue identificar qual é a característica deles, sabe aquele ditado "meias palavras bastam?" É mais ou menos isso, você irá perceber quais são as reais intenções do vizinho sem precisar de muito, pessoas são pessoas e elas por si só se entregam, sempre se entregam. 

Postura

Diante disso agora vem o seu comportamento, a forma como irá agir. A Pessoa Feliz tem a consciência de que seu lar é um lugar de descanso, de aconchego, de harmonia e por isso faz questão de que essa harmonia se transpareça. Afinal esse lugar de aconchego faz divisão de parede com o(s) seu(s) seu(s) vizinho(s), é por isso que a questão da sagacidade é muito séria, uma coisa vai ligando a outra, por que quando se identifica que tipo de vizinho a pessoa é, você saberá que determinado comportamento pode ou não tirar a sua harmonia. Lembre-se ‘Nem tudo o que se pensa, deve ser dito ou feito’. 

Agora em qual característica de vizinhos, a Pessoa Feliz se enquadra? Sabe aquele vizinho do bom dia, boa tarde, tudo bem? Exatamente, esse tipo de vizinho são os melhores, pois não estreitam uma relação e nem forçam ter uma relação, são medianos, são concisos e por isso se tornam amigáveis aos olhos dos outros vizinhos, porém, limitam-se quanto a intimidades familiares e pessoais, a Pessoas Feliz sabe disso e com sua transparência age dessa forma.

Quando surgem conflitos


A Convivência querendo ou não às vezes pode trazer alguns conflitos, isso é inevitável, a questão é o caso como a Pessoa Feliz resolverá a situação embaraçosa. Por exemplo, não estamos imunes aos vizinhos fofoqueiros e ninguém está. Se a Pessoa Feliz foi vítima de um desses vizinhos, a reação dela mediante ao falatório é a contra-ação de caráter, ou seja, foi falado mal de você, porém, a sua atitude nos dias posteriores provaram por si só que tudo aquilo que foi dito a seu respeito de ruim eram mentiras, você agiu normal, não desrespeitou o acusador (claro que restringiu o contato com ele) e agiu de bom senso . Os vizinhos fofoqueiros são uma espécie “burra”, eles cavam a própria cova! Pois sabem que mentiras ou argumentos infundados voltam contra si. Cabe a Pessoa Feliz dominar suas formas de ações positivas, pois digamos que você faça diferente e vá lá tirar satisfação, bata de frente, você está dando margem a ele e provando que ele possa estar certo sobre tudo aquilo de ruim que falou a seu respeito na visão dos outros vizinhos. Pessoas Felizes não vivem por ações de honra, mas por ações de caráter e o melhor caráter no âmbito social é a sua transparência de valores.


Capítulo 5 - Amigos

Comentários