Cap.5 - Amigos

texto de 
Aline Miessa e Dedé Vieira



Talvez seja um tema muito propício para se falar da "Pessoa Feliz" quando se trata de amigos. Porém, exige cautela, equilíbrio e empatia. 

Amigos #5

O Capítulo final desta serie apresenta o tema 'Amigos'. Não quer dizer que a Pessoa Feliz necessariamente é popular e acumule muitos amigos, esse tema trata do comportamento da Pessoa Feliz com os seus amigos e como mantê-los. 

No processo de convivência à paciência é um fator chave, afinal cada um tem uma personalidade diferente, uma criação diferente, um tempo diferente para desenvolver certas coisas. A Pessoa Feliz sabe disso e mostra empatia por entender o lado do outro. Só que conviver perfeitamente bem requer reciprocidade, a amizade verdadeira e sadia é uma via de mão dupla com o fluxo bom nos dois sentidos, não adianta só se doar a entender o outro, sendo que esse outro em momento nenhum mostra-se interessado em te entender. É meio que uma cumplicidade subjetiva, aí que entra a cautela da Pessoa Feliz de enxergar até onde ir para amadurecer uma amizade boa ou limitar o convívio. 

A Pessoa Feliz que se permite viver sobre esse 'Estado de Espirito sabe enxergar quando está errando e não tem vergonha nenhuma de assumir isso. Um dos pontos a se perceber se está pecando na sua atitude é pela reação dos seus conhecidos que te encontram na rua, se eles ficam desconfortáveis ao falar com você ou mostra uma certa pressa em terminar a conversa ou pior ainda a expressão facial da pessoa mostra um semblante de incomodo, opa! tem algo errado. Mas isso fica evidente se mais de uma pessoa reagir dessas formas. Aí é hora de parar, refletir, conversar com familiares próximos e identificar o erro de fato. Ter amigos é muito bom, mas ter uma relação saudável com eles é muito melhor, não importa se você tem poucos amigos, importa mantê-los, a Pessoa Feliz sabe disso e tira todo o orgulho possível de si para ser e ter bons amigos.




Comentários